domingo, 16 de maio de 2010

Correr pra quê?




FILA NIGHT RUN


a vida
um rally
sempre será
enquanto existir
o toma-lá-Dakar (Nildão)




Há aproximadamente 1 mês e meio resolvi entrar para um clube de corrida, por orientação médica frente às minhas queixas de fadiga fácil e cansaço frequente no dia-a-dia. Me irritava jogar tênis e quase morrer quando meu oponente jogava a bola por algumas vezes do lado oposto da quadra. Bem longe da elegância discreta de Federer...

Minha grande dificuldade na época - e ainda nos dias de hj - são os horários dos treinos - de madrugada. Eu q andava me queixando de cansaço, como ia sobreviver àquilo - acordar de madrugada, correr, voltar para casa rápido, tomar café, banho e ir para o trabalho, enfrentar uma longa jornada??? Mas resolvi encarar e meio timidamente fui alternando umas caminhadas com corridas leves; dias mais disposta, dias mais cansada, dias q não conseguia levantar (com alguma culpa...).

Uns 15 dias depois de entrar para o grupo o professor me avisou de uma corrida q haveria na cidade baixa, saindo do Mercado Modelo. Fui e achei aquilo o máximo. Foram 5 Km mas eu não tinha a menor chance de completar. Mas o clima, a alegria das pessoas, a música q tocava no ar eram contagiantes e resolvi: "Na próxima eu venho. Quero estar pronta". Uns dias depois, um colega de trabalho, amante da corrida, Dr Luiz Flávio Maia (Oncologista) me avisou q haveria uma corrida legal, q eu devia ir, para eu procurar na internet etc. Assim fiz, o site da corrida era muito legal (http://o2porminuto.uol.com.br/nightrun/), e decidi: vou correr essa. Tinha uns 20 dias para me preparar. E de lá pra cá isso se tornou uma das prioridades em minha vida. Pq algumas prioridades simplesmente se impõem.

O DIA CHEGOU. E isso mexeu comigo, passei o dia preocupada - será q ia conseguir completar a prova?? Era muito importante pra mim isso. Na 6a feira cansei com 25 min de esteira a 7 Km/h. Péssimo presságio... Semana difícil de trabalho, cheia. Dormindo pouco...

A HORA CHEGOU: Um engarrafamento monstro, fui com minha família, q estava super apreensiva com as coisas, mas me dando apoio... Cheguei debaixo de chuva forte (mas adoro correr na chuva), a 15 min do final da entrega dos chips de tênis, q marca o tempo de cada um. Me bati - calouro é fogo - mas consegui fazer tudo. Ufa!

LARGADA:
Largada startada e eu estava me sentindo muito bem. A insegurança havia passado e eu tinha 2 objetivos na noite: não andar nem um passo e terminar antes de 1 hora (o q seria óbvio se eu não andasse, né? - mais uma coisa de caloura). Fui que fui confiante, mantendo minhas passadas e sem sentir cansaço nem dor. A energia é, de fato, contagiante... À medida q via os Km passando, imaginei q ia conseguir. Quando cheguei aos 700 m finais, vi meus professores, q gritaram meu nome... 500m finais - os olhos encheram de lágrimas - eu ia conseguir!!! Acelerei o passo em euforia - queria chegar triunfante - busquei força onde nem sei se existia para meu sprint final. 50 m finais - vi minha família!! Meu sobrinho gritou: "Titia!!! Gente, ela chegou!!!" Eu bati na mão de todos e fui em busca da chegada, com uma sensação inenarrável. Levantei os braços e pensei: Consegui!! Consegui!! Olhei para o Polar e nao acreditei: 36 minutos. Um record total meu!! Fui pegar minha medalha e a coloquei com orgulho no peito. As crianças me trataram como heroína a noite toda. Me senti heroína mesmo...

Meus imensos agradecimentos a muitos q me ajudaram, acreditaram, toleraram esse novo estilo de vida, em especial LA e minha família. Depois, aos meus professores do Personal Run Club, Marcelo Affonso, Pedro, Adriano Reis. E a Carla Ferner pela sugestão da Corrida e ajustes em meu estilo de vida.

E respondendo à pergunta do post: Correr pra quê? Depende... Se vc souber escolher, pode ser para um novo desafio, novo estilo de vida, novos amigos, sentir-se vivo, correr na chuva, correr para ver um amor...

Bjos for all,

Ade

2 comentários:

  1. Adelina,

    você retratou de forma precisa a emoção de terminar a primeira corrida e o impacto que estes desafios têm para a gente. Parabéns pela conquista. Tenho certeza que outras virão.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vc me emocionou. Adorei!! Parabéns! Bjs, Lania

    ResponderExcluir